Assembleias 2024 da Sicredi Ibiraiaras RS/MG reúnem mais de 14 mil participantes

Como forma de manter o ciclo do cooperativismo vivo, por meio da participação ativa de associados, a Sicredi Ibiraiaras RS/MG realizou de 28 de fevereiro a 26 de abril suas assembleias anuais. Os encontros, reuniram mais e 14 mil participantes. Coordenadores(as) de núcleos, conselheiros, associados, dirigentes e convidados puderam colocar em prática os seus papéis de donos, exercendo por meio do voto as suas participações nas definições pautadas para este ciclo.

Em 2024, de forma presencial, as assembleias da Sicredi Ibiraiaras RS/MG totalizaram 30 encontros, realizados nos municípios da área de ação da Cooperativa no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais. Os eventos contaram com a presença de associados dos 85 núcleos da cooperativa. Um acréscimo de 18% a mais, no número de participantes em comparação ao ano de 2023. O número de participações nas assembleias deste ano foi o maior já registrado na história da Cooperativa.

Nas Assembleias de Núcleos, além da apresentação dos resultados de 2023, foi realizada a votação para a reforma do estatuto social, eleição e reeleição de Coordenadores de Núcleo, fixação dos honorários do Presidente, vice-presidente e cédula de presença dos Conselheiros de Administração e Fiscal.  Os associados também tiveram a oportunidade de deliberar em pautas a destinação dos resultados financeiros, a destinação do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (FATES) e o planejamento para 2024.

Os tradicionais jantares, além de contarem com a colaboração de entidades dos municípios, registraram momentos de reencontros entre colaboradores e associados. 50% do valor arrecadado com a venda dos ingressos para o jantar foi destinado para entidades beneficentes de cada município. Ao todo, R$ 106.374,00 foram doados.

O Presidente da Sicredi Ibiraiaras RS/MG, Sadi Bento Rigotti, considerou a participação dos associados como fundamental para que a cooperativa possa continuar crescendo e desenvolvendo ações econômicas e sociais. “A Assembleia é o momento em que o associado avalia o trabalho realizado pela sua Cooperativa, se atualiza sobre os investimentos e os resultados, além de ser informado sobre o planejamento para as próximas etapas. Promover a informação, a integração e a aproximação entre a Cooperativa e associados, de uma forma em que todos passam a ter vínculo participativo, fortalece ainda mais os princípios do cooperativismo. Agradecemos imensamente a todos que participaram do nosso processo assemblear em 2024”, destaca Rigotti.

Para encerrar o ciclo assemblear deste ano, na noite de sexta-feira, 26 de abril, no Clube Grêmio Pratense, na cidade de Nova Prata/RS, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária (AGO) e a Extraordinária da Cooperativa. O evento reuniu direção, conselheiros, coordenadores de Núcleo, colaboradores e convidados. Na oportunidade os coordenadores referendaram os assuntos já deliberados pelos associados nas Assembleias de Núcleo. Na oportunidade, os convidados puderam prestigiar a palestra Impacto do Cooperativismo no Desenvolvimento Sustentável da Cooperativa com o Superintendente da Fundação Sicredi, com Romeo Balzan.

Atualmente, a Sicredi Ibiraiaras RS/MG conta com mais de 75 mil associados, moradores das regiões nordeste e serra do Rio Grande do Sul e triângulo mineiro e alto paranaíba de Minas Gerais. 

Informações e fotos: Fiorelo Rigon Neto Assistente de Comunicação e Marketing – Área de Comunicação e Marketing

Fonte: Rádio Nativa FM