Governo confirma vigência do horário de verão para 2017

Atenção fãs do horário de Verão! Podem programar a caminhada do final de tarde, o chimarrão, o joguinho de futebol entre outras atividades. Em reunião no Palácio do Jaburu com o presidente Michel Temer, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, confirmou que o governo vai manter o horário de verão neste ano. Com a decisão, os relógios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser adiantados em uma hora no próximo dia 15 de outubro. A medida valerá até 17 de fevereiro de 2018.

Segundo o ministro, a manutenção ocorre porque a pasta não teve tempo suficiente para fazer uma consulta à população. Uma enquete deverá ser realizada em breve para que os brasileiros possam opinar sobre a questão.

Estudos realizados pelo Ministério de Minas e Energia apontam que o horário de verão não proporciona economia de energia. Isso se deve principalmente à popularização dos aparelhos de ar condicionado, item que consome muita energia. 

O pico de demanda atualmente ocorre no início da tarde, entre 14 horas e 15 horas, quando a temperatura está mais alta. No passado, o “vilão” da conta de luz era o chuveiro elétrico e o momento de maior demanda ocorria entre o fim da tarde e o início da noite, entre 17 horas e 20 horas.

Fonte: Central de Jornalismo Nativa FM