A Rádio

Diante da necessidade de viabilizar um canal direto de comunicação no município de Ibiraiaras, um representativo grupo de pessoas da comunidade idealizou e articulou, durante muito tempo, a possibilidade de criação de uma rádio comunitária. Este projeto, de longa data, começou a ser concretizado em Junho de 2003 com a fundação da Associação Comunitária de Ibiraiaras. Uma entidade sem fins lucrativos, que tem a implantação do tão sonhado veículo. Foram adquiridos alguns aparelhos que contaram com investimentos particulares dos próprios associados. Estes aparelhos, tímidos e limitados tecnicamente, puderam pôr no ar, pela primeira vez, um novo veículo de comunicação no município. Por força de assembleia geral da associação, a emissora recebeu o nome de Rádio Comunitária Nativa FM e passou a operar na frequência de 105.9.

Um grupo de colaboradores iniciou o trabalho radiofônico na emissora, todos inexperientes e em busca de oferecer uma nova alternativa aos ouvintes.

A proposta da rádio comunitária, comum a todas as emissoras com estas características, sempre foi socializar a comunicação e ser um espaço aberto de difusão de ideias, elementos culturais, tradição e hábitos sociais da comunidade, além de ser prestadora de serviços de utilidade pública e divulgação de informações. Os comunicadores, na sua grande maioria, são pessoas ligadas a comunidade local. A programação é muito eclética, a fim de atender a todo tipo de público.

Em sua dinâmica vem disponibilizando conteúdos de cunho cultural, educativo e popular servindo de espaço para o aprendizado da cidadania.

O presidente da associação, mantenedora da emissora, é Afranio Dalcin, que, juntamente com outras lideranças do município, compõe a diretoria. A coordenação da emissora está a cargo de Paulo Silva.

Atualmente a emissora possui 07 colaboradores que fazem acontecer a programação da Rádio Comunitária Nativa FM.

O ouvinte tem um espaço especial na programação. A rádio abre espaço para a participação de ouvintes de forma indireta ou direta pelas mais diferentes plataformas. A programação musical recebe contribuições constantes. Em muitos momentos há o sorteio de brindes e promoções, que conta com uma maciça participação. Em alguns programas, toda a sequência musical é escolhida pelos ouvintes, tamanha é a alegria da comunidade em poder participar e ser atendida.

NATIVA FM, aqui é Bom Demais!