No dia Dia Nacional da Homeopatia, Coasa relembra a história e a importância deste sistema medicinal complementar

Nesta quinta-feira, dia 21 de novembro, é comemorado o Dia Nacional da Homeopatia – sistema medicinal que vem se destacando na região de atuação da Coasa, trazendo resultados significativos para quem a utiliza. Trata-se de uma ciência que possibilita a harmonização dos seres humanos, animais, plantas, águas, ar e solo, contribuindo para o bem-estar dos mesmos. Sua filosofia consiste em retirar da natureza os medicamentos que, aliados à nossa capacidade natural de superar as doenças, revelam um tratamento eficaz e harmônico. 

Na Homeopatia, o adoecimento é a expressão da ruptura na harmonia física, psicológica, social ou cultural. Essa visão contribui para o fortalecimento da integralidade da atenção à saúde, pois ela olha o ser vivo como um todo considerando, ainda, o ambiente em que ele vive. Os medicamentos homeopáticos são dinamizados por métodos especiais e se tornam muito potentes. Estes preparados são provenientes de diferentes reinos: animal, químico, sais, compostos minerais e plantas, que passam por diferentes estágios até se tornar uma Homeopatia. Ela tem baixo custo e não gera resíduos poluentes.

No município de Água Santa, o uso da Homeopatia avançou a partir do ano de 2020. Na época, a Emater trouxe-a para o debate e o sistema de saúde do município distribuiu gratuitamente aos munícipes doses homeopáticas como prevenção ao vírus da Covid-19. Em 2022, doze associadas da Coasa participaram de um curso sobre o tema e, desde então, testam seu uso no dia-a-dia com resultados positivos. Tanto que neste ano, a cooperativa decidiu investir para oportunizar que a Homeopatia pudesse chegar a mais famílias de associados. Atualmente, um curso é oferecido com duração de 15 meses e certificação através do IHTEPO – Instituto de Homeopatia e Terapias Populares. A atividade conta com o apoio da Fecoagro. 

No momento, são duas turmas em andamento, uma no município de Muliterno (em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais) e outra no município de Água Santa, com um total de 58 alunos(as). De acordo com a coordenadora do Programa Consumo Sustentável da Coasa, os participantes já estão desenvolvendo algumas ações práticas, em suas propriedades, podendo observar bons resultados. “A Homeopatia está sendo utilizada para reestabelecer o equilíbrio no sistema de produção de alimentos e no cuidado com a saúde das famílias e dos animais. É difícil não se encantar com os resultados que ela tem promovido na região”.

Fotos: Divulgação/COASA

Ana Lúcia Jacomini Comunicação – COASA