BREVE HISTORICO DO CTG ALEXANDRE PATO

BREVE HISTORICO DO CTG  ALEXANDRE PATO

‘ CTG ALEXANDRE PATO ENTRE O CÉU E TERRA SEMPRE GAÚCHO’

O CTG Alexandre Pato fora fundado no dia 30 de Setembro de 1953, onde em reunião entre vários amigos, entre eles Archimedes Almeida, Nelson Berthier, César Muliterno e Otaviano Telles, foram sugeridos diversos nomes para a escolha do Patrono como:

– Teodoro Telles;
– Gustavo Berthier;
– Alberto Berthier;
– Alexandre Góes Vieira, conhecido com o Alexandre Pato;

Porém destes o nome escolhido por todos foi Alexandre Pato.
Alexandre de Góes Vieira ou Alexandre Pato, como era conhecido, nasceu na Fazenda da Ramada, no município de Vacaria/RS, em 29 de Março de 1843. Era filho de Bernardinho Antonio de Jesus, natural da Província de São Pedro, o qual nasceu na Fazenda Lagoa dos Patos nas proximidades de Vacaria/RS. Sua mãe Bernardina de Góes Vieira era natural de São Paulo/SP.

Alexandre foi tropeiro, exímio laçador, grande tradicionalista e grande agro-pecuarista. Faleceu em Lagoa Vermelha no dia 10 de Março de 1913, com 70 anos de idade.

O CTG Alexandre Pato teve como primeiro patrão o senhor Nelson Berthier que foi eleito no dia 30/09/1953.

O primeiro Rodeio Crioulo do Ctg Alexandre Pato realizou-se de 02 à 04 de Fevereiro de 1973, o Patrão era o senhor Celso Lima e esteve presente nesse evento o Coordenador da 8ª Região Tradicionalista o senhor Adelar Rodrigues, como a Mais Prendada Prenda do Rodeio Estadual de Lagoa Vermelha foi eleita Clésia Inês Socolo do CTG Querência do Prata, da cidade de Nova Prata. Desde então ficou oficializado que o Rodeio aconteceria de 02 em 02 anos.

A Primeira Festa Nacional do Churrasco e Comida Campeira aconteceu juntamente com o IV Rodeio Crioulo Nacional nos dias 25 a 30 de Janeiro de 1983, tinha como Patrão o senhor Sebastião Vilson do Amaral e como presidente da comissão organizadora o senhor Doutor Oscar Menna Barreto Grau. Desde então a cada edição o sucesso é maior, com o churrasco de melhor qualidade, tendo um corte todo especial, carneadores e assadores de maior domínio e técnica. Juntamente com a Primeira Festa Nacional do Churrasco, dispondo de toda a criatividade dos organizadores e diante de conversas com os membros foi feita a MANTA DE CHARQUE DE UMA RÊS INTEIRA, a qual era desossada. Seu idealizador foi o senhor Francisco Fialho, popular Chico Fialho. Esse charque ficava exposto durante todo o rodeio, sendo feito uma rifa da manta.

A primeira apresentação da Invernada Artística do CTG foi no ano de 1984, onde o mesmo tinha como Patrão o senhor Sebastião Vilson do Amaral.

O CTG Alexandre Pato organizou a II Edição do Troféu Biriva que foi no dia 06/05/2007 no Parque de Rodeios Ítalo Nunes Mondadori, sendo o vencedor dessa edição o CTG Planalto Capoense.

O CTG Possui Parque de Rodeios Próprio, onde realiza vários eventos.
Promove atividades culturais como por exemplo na Semana Farroupilha onde as Prendas desenvolvem projetos na comunidade Lagoense.
O CTG Alexandre Pato possui 33 piquetes de Laçadores filiados, tendo em torno de 600 sócios

Hoje  o CTG Alexandre  Pato, tendo a  frente  o Patrão  Alessandro Muliterno,  realiza o Lançamento do Cartaz  do VI Rodeio  Crioulo Internacional e  XX  Festa  Nacional do Churrasco  e  Mostra da Fotografia , Doces e  Comida Campeira.

Faça sua Doação na  Conta

Sicredi:  0259

Conta Corrente:  788830

Fonte: Rádio Nativa FM