Saúde Mental | Conheça a chamada gratuita para prevenção ao suicídio

O telefone do CVV é o 188, e você pode ligar sem custos.

Muitos brasileiros enfrentam problemas que, às vezes, parecem sem solução. Essa angústia, que pode levar a medidas extremas como o suicídio, pode ser dividida com pessoas dispostas a ouvir e ajudar. Esse é o caso da Bárbara Sena, voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV), que já chegou a atender casos que tinham perigo de suicídio.

“Eu sugiro para essa pessoa que está ouvindo, que está vivendo uma situação difícil, que busque ajuda. Sempre existe uma solução. Por mais que você esteja desesperado”. Ouça:

 

A parceria entre o Ministério da Saúde e o CVV possibilitou a expansão do serviço de chamadas gratuitas. Agora, 23 estados brasileiros contam com o serviço. E, a partir de primeiro de julho, a Bahia, Maranhão, Pará e Paraná também devem ser incorporados ao atendimento sem qualquer custo para o cidadão. Segundo o coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro, a parceria com o CVV dobrou o número de ligações em todo Brasil para dois milhões de chamadas em 2017.

“Depois desse convênio, houve um aumento significativo no número de chamadas para atendimento no CVV. O CVV tem uma experiência grande no acolhimento de pessoas que apresentam transtornos mentais graves e pessoas que se encontram em situação de sofrimento, acolhendo essas pessoas e proporcionando a elas um local onde elas podem ser ouvidas, onde elas podem desabafar, onde elas podem conversar sobre os seus problemas, o que sem dúvida alguma favorece a melhora e o aumento do bem-estar dessas pessoas”.

O telefone sem custos do CVV é o 188. A instituição é uma entidade sem fins lucrativos que oferece esse serviço de forma sigilosa há 55 anos. Além do 188, é possível entrar em contato com o CVV por e-mail, chat, Skype ou pelo endereço eletrônico www.cvv.org.br. E o SUS oferece acompanhamento psicológico e psicoterápico, incluindo terapia ocupacional e assistência hospitalar.

Reportagem, Luiz Philipe Leite.

Fonte: Central de Jornalismo Nativa FM