Castração de animais abandonados pode virar lei em Ibiraiaras.

O projeto já foi enviado à Câmara.

Uma iniciativa do setor de Meio Ambiente de Ibiraiaras pode contribuir com a redução no número de cachorros de rua na cidade; O fiscal ambiental, Alexandre José Soares, iniciou em janeiro de 2018 pesquisas, afim de elaborar uma legislação especifica para os animais.

Através deste estudo o setor emitiu um documento que foi levado à prefeitura, e teve a aprovação da prefeita, que direcionou o projeto de lei para a Câmara de Vereadores.

O projeto, que aguarda nas comissões da câmara, deve ser votado na próxima sessão. Se aprovado, será instituída a política municipal de proteção e a obrigatoriedade do controle da natalidade de cães e gatos no Município de Ibiraiaras. Com isso, os agentes municipais terão o poder de recolher os animais em situação de rua e encaminha-los para um profissional veterinário conveniado, para que seja realizado o procedimento de castração.

Retirando destes cães e gatos a possibilidade de procriação, espera-se uma diminuição no número de animais de rua.

Segundo Alexandre, mesmo que seja aprovada neste mês, a lei que permite a castração somente começaria a “valer” depois de doze meses; já que existe um período de carência até que todos sejam informados, e haja a definição da logística do trabalho. Ouça:

Fonte: Central de Jornalismo Nativa FM