Febre Aftosa | Pela primeira vez vacinas são vendidas em Caseiros

A Agropampa conquistou o direito junto ao Ministério da Agricultura.

Pela primeira vez uma casa agropecuária recebeu a autorização para comercializar vacinas contra a Febre Aftosa em Caseiros. O proprietário da Agroveterinária AgroPampa, Alex Citadella, conquistou o direito junto ao Ministério da Agricultura e Secretaria de Agricultura Pecuária e Irrigação do Estado, através do Departamento de Defesa Agropecuária.

Com o ponto de venda local, produtores de Caseiros não precisarão se deslocara para Ibiraiaras ou Lagoa vermelha, como vinha acontecendo nos outros anos.

A febre aftosa é a doença animal com maior impacto econômico na atividade pecuária. Seus prejuízos se fazem por perdas em virtude dos sintomas clínicos e, principalmente, por perdas em decorrência da impossibilidade de atuar no mercado internacional por conta dos embargos de países importadores de carne.

Para evitar este cenário a SEAPI/RS realiza de 1º a 31 de maio, a campanha vacinação contra a doença. Bovinos e búfalos devem receber uma dose da vacina, independente da idade, ou se já receberam a dose em etapas anteriores.

Os criadores devem procura as casas agropecuárias para comprar as doses. Após a aplicação, que deve ser feita até o dia 31/05, o produtor precisa procurar a Inspetoria Veterinária do seu município, e relatar a vacinação do rebanho.

Durante o surto da doença em 2001, mais de 30 mil animais precisaram ser sacrificados. Atualmente o Brasil é considerado país livre de Aftosa, mesmo assim a não vacinação dos animais implica em multa. Ouça:

Fonte: Central de Jornalismo Nativa FM