Ônibus grandes e poucos alunos, Sec. Educação tem gasto tempo e dinheiro com frota inadequada.

A Secretaria de Educação de Ibiraiaras tem enfrentado um problema incomum, a frota de ônibus que faz o transporte escolar dos alunos do município conta com carros maiores que o ideal, estes ônibus grandes e cheios de acentos não condizem com a demanda atual.

Segundo a Secretária de Educação, Maria de Lourdes Zanatto Farina, devido ao baixo número de alunos morando da área rural da cidade, os ônibus rodam praticamente vazios, em alguns casos um carro com aproximadamente 40 lugares tem transportado cerca de 5 ou 8 alunos.

Além de elevar os custos, os ônibus de porte grande, tornam a viajem mais lenta e têm menor capacidade de manobra. A Professora disse que alunos que estudam no turno da tarde estão chegando atrasados para às aulas em função da lentidão do transporte e das longas distâncias que precisam ser percorridas.

Leine Bonatto lembrou que adversidade se resolveria com carros menores, que são mais baratos e ágeis, o único problema é que na maioria das vezes o município não pode escolher o modelo do veículo que vai receber, tanto que a Secretária confirmou que Ibiraiaras foi contemplada com mais um ônibus de porte grande, o modelo em questão tem capacidade de transporte de 44 pessoas sentadas.

Fonte: Central de Jornalismo Nativa FM