UFRGS vai apurar relação de agrotóxicos com casos de câncer em Ibiraiaras.

O estudo, que deve durar dois anos, vai investigar uma possível relação dos agrotóxicos com o elevado número de casos de câncer registrados na cidade.

Na sexta-feira (16) estiveram reunidos com o poder municipal representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) de Porto Alegre, o objetivo da reunião era firmar uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Ibiraiaras e a entidade, para a realização de um estudo que deve ajudar a entender melhor a interferência dos agrotóxicos na saúde de quem trabalha com o produto.

Gessi Bones, Secretária de Saúde, contou que o estudo deve durar dois anos, e vai acompanhar um grupo de agricultores que cultivam as culturas que mais utilizam os tóxicos; Serão coletadas, por exemplo, amostras de água, e o sangue dos trabalhadores.

O projeto será desenvolvido por duas doutorandas da UFRGS, e será custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com os resultados será possível apontar o por que das pessoas estarem adoecendo e mesmo as causas das mortes destes doentes.

Saiba mais sobre este trabalho na entrevista:

 

 

Fonte: Central de Jornalismo Nativa FM