UPF não firmará novos contratos do FIES em 2018

Na lista das universidades que saíram estão PUCRS, Unisinos, UPF, Unisc, Unifra e UCS.

 Iniciaram hoje (20) as aulas para os alunos da UPF, e o campus deve voltar a registrar uma grande movimentação de acadêmicos. O primeiro semestre de 2018 reserva algumas novidades aos universitários, uma delas é que a Universidade de Passo Fundo não irá firmar novos contratos de financiamento pelo FIES.

Segundo Clodoaldo Neckel, responsável pelo setor de bolsas, a desistência em firmar novos contratos em 2018 com Fies se deu por uma série de fatores. Entre elas o fato de a instituição ter criado um programa próprio de financiamento, o PAE UPF, que segundo ele oferece mais benefícios do que o programa federal.

Outra razão que levou a cessão é o fato de nos últimos anos o Governo Federal ter reduzido drasticamente o número de bolsas, segundo Neckel, até 2015 a UPF registrava em média de 2 mil alunos que contratavam o beneficio todos os anos, número que caiu para cerca 200 em  2017. Essa redução no número de alunos atendidos deveria se agravar ainda mais em 2018, a perspectiva da instituição é de que se a UPF continuasse no programa a universidade somente poderia atender a 25 acadêmicos, já que nacionalmente o Governo liberou apenas 100 mil vagas na modalidade do Fies convencional.

Sendo assim, novos alunos que ingressam na universidade em 2018 não conseguirão acessar o programa, com exceção dos três mil acadêmicos que entraram em outros anos e já utilizam o Fies, estes ainda poderão renovar seus contratos.

É importante destacar que a UPF continua parceira do Programa Universidade para Todos (PROUNI), que continua igual; Ouça a entrevista com Clodoaldo Neckel e confira os detalhes:

 

Fonte: Central de Jornalismo Nativa FM